Rua dos Criolos e o desenvolvimento de Formosa - Formosa GO


Chegou nessa manhã para mim uma pergunta: Professor, qual é o bairro mais antigo da cidade? Qual é a história desse bairro?

Então vamos lá...

Um pouco da história rápida de nossa cidade, sabemos que durante o início século XVIII a concentração do então Arraial de Couros era às margens da Lagoa Feia, próximo de onde foi construído a Estação Fiscal Registro da Lagoa Feia em 1.736.


Em 1.754, outra parte da população fundaram um segundo arraial, exatamente onde o Rio Itiquira deságua dentro do Rio Paranã, ou seja, na Barra do Paranã. O nome desse arraial era Arraial Santo Antônio do Itiquira.

Nessa mesma época, o Curtume de Couros mudou para onde hoje é o Museu Couros de Formosa, levando um grande desenvolvimento para essa região.

Uma epidemia de Febre Amarela e Malária fez com que os crioulos (na época escrevia "criolos") do Arraial Santo Antônio do Itiquira abandonasse aquela região e viesse aqui para o Arraial de Couros, se instalando aqui por volta de 1.760. Esse pessoal passou a morar em uma rua, sendo essa a primeira rua de Formosa. Essa rua passou a se chamar Rua dos Criolos.

Logo mais no dia 20 de setembro de 1.877, a mais antiga rua de Formosa que era denominada Rua dos Crioulos passou a ser denominada Rua do Norte. Hoje a parte antiga dessa mesma rua é chamada Rua Alves de Castro. 

A parte ampliada da Rua do Norte, que chegava até o cemitério passou a se chamar por um tempo como Rua Dr. Pedro Ludovico e hoje se chama Avenida Jesulino Malheiros.

Próximo à Rua dos Criolos, tivemos então outras ruas, tanto que no mês de setembro de 1.892, quando a Comissão Crulls passou em Formosa, o fotógrafo Henrique Morize fez essa foto, muito popular, que é hoje a Avenida Anhanguera, em uma vista próximo à garagem da antiga Expresso São Paulo.

Assim sendo, temos então o grande desenvolvimento do nosso Centro Urbano foi próximo ao Pau Ferro. Então abaixo estarei colocando sobre as grandiosas famílias que moraram nessa região. Nessa foto mesmo, a casa que está ao fundo do Pau Ferro, foi onde morou o ex prefeito José Collecto de Mello. Hoje essa casa pertence à família Nessralla.

Esse foi um dos prédios onde funcionou a Câmara de Vereadores (Conselho da Intendência) por um período. Está localizado hoje próximo à pizzaria na avenida dupla.

Esta foi a casa de Clarindo Alves Vieira, grandioso comerciante na época de 1.930. Está na Rua Coronel Borba.

A casa do lado direito pertenceu ao ex prefeito Veridiano Rodrigues de Castro, avô da professora Maria Lícia de Castro Trindade.

Essa casa de esquina foi do ex prefeito Antônio Jonas de Castro. Essa rua que segue à direita, é a antiga Rua do Norte.

Na Rua do Norte, tivemos a casa de pessoas importantes, como o Sr. João Nicolau, entre outros.

Essa rua que está chegando à esquerda é a Rua do Norte, encontrando então com a Rua Coronel "Valú", hoje Avenida Valeriano de Castro. Nesse momento então, o desenvolvimento vai em direção ao cemitério e à Praça Ruy Barbosa. No fundo dessa imagem, vemos a Capela de Santo Estêvão.

Então, na Praça Ruy Barbosa (praça da Prefeitura), passamos a ter a Capela de Santo Estêvão e o Coreto Municipal (observa ele bem ao fundo nessa foto). Mais tarde, todo o desenvolvimento passa para essa praça.

O desenvolvimento ao redor da Praça Ruy Barbosa

Em 1.938, o então prefeito Amaro Juvenal de Almeida estabelece o PLANO DO CENTENÁRIO, exatamente para levar o desenvolvimento de nossa cidade para uma área mais "afastada" e assim impulsionar o crescimento da nossa cidade. Essa área "afastada" é onde hoje está a Prefeitura Municipal de Formosa.

O desenvolvimento foi grandioso!!! Muitas casas sendo construídas, muitas famílias mudando para essa nova região...

Vamos conferir algumas fotos:

Antigo prédio da Prefeitura Municipal

Antigo prédio da Prefeitura Municipal

Antiga Câmara dos Vereadores (Agência da CELG / ENEL)

Rua José Vianna Lobo. A direita está a rua Manoel Alves. (o 4º casarão da imagem é a 91FM, ao lado do Hotel Serrador)

Coreto Municipal

Jardim do Centenário

Subindo a Rua Marechal Floriano, na esquina da Rua Coronel Herculano Lobo (Quero Mais Lanches)

Antiga Câmara dos Vereadores (Agência da CELG / ENEL)

Rua Coronel Herculano Lobo (a esquerda hoje é a Caixa Econômica)

Rua Marechal Floriano, esquina com a Rua Visconde (Esquina subindo da Copiadora Central)
Outras informações da expansão urbana, por favor assista esse vídeo:


Comentários

  1. Muito obrigado professor Samuel por nos presentear com este resgate.

    ResponderExcluir
  2. Um povo sem história é um povo morto. Muito obrigado, professor Samuel Lucas, por todo empenho na organização e exposição desse acervo riquíssimo.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns professor, trabalho muito bom. Obrigada...

    ResponderExcluir
  4. Obrigada professor Samuel pelas preciosas informações . É maravilhoso poder reviver a nossa história.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns e Gratidão!

    ResponderExcluir

Postar um comentário