1965-2003 - Lucila Saad Batista

Lucila Saad Batista nasceu em Formosa GO, em 3 de dezembro de 1.965, filha de José Batista da Silva e Sumaia Batista Saad. 


Em 1.976 a família se mudou para Brasília, onde Lucila concluiu o primeiro grau na escola Santo Antônio. Concluiu o segundo grau no Colégio Leonardo da Vinci e quando estava no terceiro ano a família se mudou para Belo Horizonte, sendo que Lucila ficou para terminar o segundo grau.

Passou no vestibular para Engenharia Agronômica em Lavras - MG, onde formou em 1.987. 

Fez mestrado na Bélgica em 1.993.

Em junho de 1.991, junto com seu esposo José Cesar Utida da Fonseca, abre a Escola de Paisagismo de Brasília, sendo esse o principal meio para ela desempenhar o seu mais amado papel: Cultivo de Jardins.

Uma grande trajetória de vida da Lucila Saad Batista está registrada nas páginas do jornal Correio Braziliense, o qual iremos mostrar um pequeno clipping, mantendo todos os direitos à redação do referido jornal.


O Correio Braziliense de domingo, 26 de maio de 2002 mostra uma das primeiras grandes contribuições de Lucila, a qual doou 3 projetos de revitalização da praça da 713/714.    

Entre tantas propagandas, essa mereceu um lugar de destaque, onde Lucila Saad oferece seus préstimos serviços à classe de estudantes e admiradores da natureza.

A última reportagem do Correio Braziliense tratando da nossa Lucila Saad Batista é a de Sábado, 6 de dezembro de 2003, onde retrata seu triste falecimento ocorrido no dia anterior. (LEIA AQUI a reportagem completa)

Lucila Saad, no dia 4 de dezembro de 2.003, como trabalhava no Plano Piloto, dentro do campus da UnB, algumas vezes costumava dormir em Brasília, mas naquela quinta feira, ela resolveu voltar para Formosa para passar a noite com o marido, o engenheiro agrônomo "César". Sua amiga Denise Messias ainda insistiu para ela ficar em Brasília, na casa dela, mas a saudade do marido foi maior e Lucila decidiu sair próximo a meia noite. Na madrugada de 5 de dezembro, na BR 020, próximo a Planaltina DF, um carro de assaltantes entrou na contramão da pista, vindo a colidir frontalmente com o carro de Lucila, um Meriva cinza. Essa colisão foi fatal a todos os envolvidos.

Sua amiga Denise Messias lembra com muito pesar do dia em que tudo isso aconteceu. Na verdade, ela relembra com muito prazer de quem era Lucila, a mulher que deixou um legado para a sociedade brasileira, pois foi ela quem conseguiu regularizar a profissão de "Paisagismo" em nosso país.

Em homenagem à Lucila, a nossa Escola Agrícola, através da Lei 225/04 de 05 de maio de 2004, passa a ser denominada Escola Agrícola de Formosa LUCILA SAAD BATISTA.



Comentários