Formosa e as bacias hidrográficas - Formosa GO



Formosa está situada em privilegiada posição geográfica, no começo das três bacias brasileiras. A do Amazonas representada pelo Ribeirão Bandeirinha, a do Prata pelo Ribeirão Pipiripau e a do São Francisco pelo Ribeirão Santa Rita, tendo sido em virtude disto, chamada pelo poeta goiano Leo Lince – “Berço das Águas do Brasil”.

Mesmo tendo vários rios, os principais de Formosa são:

O Rio Paranã que é o de maior importância com 500 Km de extensão. Surge de uma série de córregos e ribeirões, no vale leste da Serra Geral do Paranã, a 4 Km da sede do município. Corre pelo interior do município na direção norte e recebe mais de 30 afluentes. Separa os municípios de Formosa e São João D’Aliança. Recebe na extremidade norte o Paraim na divisa de Flores de Goiás e Vila Boa para onde segue o seu curso. Foi no Rio Paranã onde se deu uma das principais influências do início desse município.

O Rio Preto nasce na Lagoa Feia, nos limites com o Distrito Federal sendo marco divisório entre ambos. Recebe vários afluentes destacando se o Ribeirão Bezerra, limite natural de Formosa com Cabeceiras. Lembramos que o principal afluente da Lagoa Feia é a mina que está dentro da Mata da Bica em Formosa.

Rio Urucuia com a nascente situada a leste, a 26 Km de Formosa. O seu percurso é pequeno no município de Formosa. O rio Urucuia é um dos formadores do rio São Francisco. Poucos quilômetros abaixo das nascentes, na mesma macrorregião de Águas Emendadas de onde surgem duas outras grandes bacias brasileiras (Tocantins e Paraná-Prata), o Urucuia já apresenta um volume considerável de água. Conhecido no passado por ser bastante piscoso, o Urucuia vem sofrendo impactos da atividade agropecuária em seu vale. Entre seus afluentes estão o rio Bonito, onde há uma bela cachoeira de difícil acesso, e um pequeno córrego nascido dentro de uma linda formação lacustre, conhecida como Lago Azul.

Outros pontos hidrográficos importantes de Formosa são: Lagoa da Espora, Lagoa da Vargem, Lagoa dos Veados, Lagoa do Corcunda, Lagoa do Paraim, Lagoa Grande, Cachoeira do Timóteo, Cachoeira da Úrsula, Cachoeira do Capetinga, Cachoeira do Paraim, Cachoeira do Itiquira e Cachoeira do Bisnau.

Comentários