1993-2007 - Fabíola Ribeiro de Souza Marinho


ATENÇÃO: Por esse artigo ter muitas fotos, siga até o final para ler toda a história dessa personalidade formosense.

Fabíola Ribeiro de Souza Marinho nasceu no dia 25 de julho de 1.993 na cidade de Formosa Goiás. Filha de Rejane Maria Ribeiro Marinho e Lázaro de Souza Marinho. De acordo com a mãe, desde criança Fabíola era uma criança muito caridosa.



Foi batizada no dia 12 de dezembro de 1.993, tendo como padrinhos o Lázaro Coelho da Costa e Dimes Etelvina Alves V. da Costa. O batismo foi celebrado pelo Pe. João Bernardino Assunção.


Fabíola cresceu como uma criança normal, brincando e desenvolvendo todas as suas habilidades.



 

 

 


 

Sempre foi uma menina querida por todos. Estudou do 2º ano ao 8º ano na Escola Municipal Professora Maria Lícia de Castro Trindade.

Fabíola participou de uma Folia de Reis.
 


Em 27 de junho de 1.998, Fabíola foi dama de honra no casamento de Marceli.

Com seis anos de idade, exatamente no dia 24 de dezembro de 1.999, descobrimos que Fabíola estava doente, no qual foi diagnosticada com um tumor cerebral. A partir daí começou sua luta para poder viver. No dia 6 de janeiro de 2.000 foi realizada a primeira cirurgia, seguindo então para Goiânia para começar a quimioterapia e radioterapia. Em 2.002 foi realizada uma nova cirurgia e mais quimioterapias.
 

 

Entre várias cirurgias e o tratamento de quimioterapia, conseguiu levar uma vida praticamente normal por seis anos, viajando, cantando em karaokê, onde aqui vamos citar alguns eventos.
 


Na quinta feira, 27 de junho de 2002, Fabíola estampou a matéria do jornal Diário da Manhã, no caderno CIDADES, sob o título "Time de pequenos campeões", da jornalista Luciana Brites.

 


No dia 27 de novembro de 2.005 Fabíola fez a Primeira Eucaristia, tendo como catequista Leiliane e Lusa e o celebrante da missa foi o Pe. Romilson Gonçalves do Carmo.



 

 

 

 

O agradecimento principal aqui é para o Dr. Daniel (conseguirei o sobrenome) e a fisioterapeuta Maria de Fátima Martins de Lima Depieri, do Hospital de Base de Brasília, que se deram ao completo para a vida da Fabíola. Foram eles que acompanharam Fabíola na cirurgia realizada em 2.006, tanto na sua última cirurgia, realizada no início de 2.007, sem contar as inumeráveis quimioterapias. Quando consegui falar com Maria de Fátima, a resposta dela foi muito emocionante: "Estou muito emocionada com essa lembrança. Estou aposentada da Secretaria de Saúde do DF, mas sempre lembro com muito carinho de todas as pessoas que me proporcionaram uma vivência e um aprendizado sem preço. Fabíola foi um dos preciosos presentes de Deus na minha vida! Certamente ela está acompanhando esta homenagem e abençoando sua dedicação."



Em Julho de 2007, mesmo bastante debilitada, Fabíola teve a honra de receber a Crisma, mesmo em casa, atendida por Dom Paulo Belotto.

Durante sua vida, as viagens de Fabíola foram várias, incluindo Rio de Janeiro, Campos do Jordão, Aparecida do Norte, entre outros.


 



Nos seus dois últimos anos de vida foi difícil para ela e a família, pois a cada dia ficava mais debilitada. Durante todo o tratamento ela tinha fé e esperança que ia ficar curada, tanto que nunca deixou faltar o sorriso em seu rosto, mas na verdade, Deus queria ela por perto dEle para sempre...




Fabíola faleceu no dia 09 de outubro de 2.007.

Em 2.012 ela foi homenageada figurando o nome da Escola Municipal Fabíola Ribeiro de Souza Marinho por sugestão da secretária de Educação da época, Professora Ione Magalhães Antonini, amiga íntima da família que ajudou e acompanhou todo o tratamento da Fabíola.

Por onde Fabíola passou conquistou todos com o seu carisma, pois era uma menina muito doce e transmitia muita paz em seu olhar. Essa paz deixarei aqui expressa nessas outras fotos.




























Comentários

  1. Que linda homenagem... me emociono a cada lembrança da convivência com essa garota tão especial que no auge de sua adolescência enfrentou como poucos uma doença que, à época ainda não tínhamos uma abordagem tão humanizada como nos dias de hoje. Uma garota extremamente carinhosa, paciente, com uma maturidade além de sua idade, de uma resiliência pouco comum que nos conquistava à todos e nos convidava, de forma inconsciente, a refletir sobre o real sentido e valor de nossas vidas. Como TERAPEUTA OCUPACIONAL (no texto está fisioterapeuta (kkk) mas, sem problemas, o mais importante não é a especialidade mas o que fazemos com ela) com os conhecimentos teóricos , técnicos, frente à limitações e desafios em um hospital de grande porte e com uma grande maioria de pacientes adultos, procurávamos trazer à criança e adolescente um pouco de seu universo, de sua identidade, daquilo que faz sentido pra elas. Sempre ao lado de seus familiares compartilhando suas dores, suas conquistas e, mais ainda... aprendendo com eles. Sou grata à Fabíola, aos seus pais, por fazerem parte de minha vida. Não só profissional, especialmente pessoal. Espero, de verdade, que um dia Deus me conceda a graça de reencontrar todos estes queridos "pacientes" num encontro de Almas, libertos do sofrimento físico que nos aproximou, envolvidos no Amor que nos uniu nesta dimensão, numa atmosfera de real felicidade, harmonia e Paz com a certeza de que tudo valeu a pena. Muito obrigada Rejane e Lázaro pela lembrança carinhosa! Amo vocês!

    ResponderExcluir
  2. Eu como Pai da minha querida Fabíola Ribeiro de Souza Marinho, estou sem palavras para descrever os meus agradescimento,tantos Médicos que passaram pela nossa vida,durante o tratamento dela. Que Deus abençoe todos vocês profissionais da saúde,que cuidou de minha filha com tantos carinhos e profissionalismo,em especial a Dr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dr Fatima Depieri,
      Dr Benicio
      Responsalve pela seis Cirurgia que foi realizada na minha filha. O meu eterno agradecimento.

      Excluir
  3. Eu como Pai da minha querida Fabíola Ribeiro de Souza Marinho, estou sem palavras para descrever os meus agradecimentos,tantos Médicos que passaram pela nossa vida,durante o tratamento dela. Que Deus abençoe todos vocês profissionais da saúde, que cuidou de minha filha com tantos carinhos e profissionalismo, em especial a Dr (a) Fátima Depieri,
    Dr Benicio e toda sua equipe que com muita competência devolveu a vida para minha Filha por seis anos em Brasília no Hospital de Base, e Goiânia no Hospital Araújo Jorge.
    A todos meu eterno agradecimento. Ao Professor Samuel Luca. Ao Ex. Prefeito Pedro Ivo, Ex secretaria da Educação Ione e Jorge Antonioni que homenageou minha Filha dando o nome da Escola, de Escola Fabíola Ribeiro de Souza Marinho. A todos eu gostaria de ir la no seu Coração de cada um e dizer!!!
    Muito obrigado todos aqueles que emprestaram o brilho de sua estrela para que o brilho de minha Filha não fosse apagado esta é a certeza que valeu a pena. Saudade sim tristeza não.

    ResponderExcluir
  4. Não consegui conter as lagrimas. Uma homenagem linda.

    ResponderExcluir

Postar um comentário