1925-1995 - Walda Miranda de Paiva


Walda Miranda de Paiva, filha de Waldemiro de Miranda e Clarinda Lôbo de Miranda, nasceu no dia 16 de agosto de 1.925 e faleceu no dia 09 de janeiro de 1.995.

Estudou no tradicional Colégio São José, sob a orientação das freiras doninicanas, onde concluiu o curso normal em 1.940. 

Em 1.941 iniciou seu trabalho na área educacional como regente de classe no Colégio São José.

Em 5 de março de 1.942, assumiu o magistério na escola noturna Leão XIII, que funcionava no mesmo prédio do Grupo Escolar Americano do Brasil.


TERMO DE COMPROMISSO
"Aos cinco dias do mês de maio de mil novecentos e quarenta e dois, compareceu nesta secretaria, a senhorita Walda Miranda, estando aí presente o senhor prefeito Amaro Juvenal de Almeida, comigo secretário abaixo nomeado e assinado, e apresentando-me seu título de nomeação, pediu ao mesmo tempo para prestar o compromisso exigido em lei, em vista da sua nomeação pelo Decreto nº 86, de 23-01-1.942, lei vigorada pelo Decreto nº 98 de hoje, por não ter sido prestado o termo de compromisso, digo, o compromisso no prazo legal.
Atendida pelo senhor prefeito municipal, a senhorita Walda Miranda prestou o seguinte compromisso: "Por minha honra e pela Pátria prometo cumprir com toda exatidão, os deveres que assumo inerentes ao meu cargo de professora da escola Leão XIII, envidando neste desempenho quanto em mim couber, a bem do município e dos seus cidadão".
Em vista do que a senhorita Walda Miranda ficou habilitada a entrar em exercício nas funções do cargo pra o qual acaba de prestar compromisso, do que fará constar, eu, Sebastião Viana Alves - secretário, lavrei este termo que assino com o senhor prefeito municipal e a compromissada".
Amaro Juvenal de Almeida
Walda Miranda
Sebastião Viana Alves

Durante vinte anos (de 1.967 a 1.987), exerceu o magistério em escolas do Município de Formosa e do Estado de Goiás. Foi agente de estatísticas da Prefeitura Municipal de Formosa por dois anos. Chefiou o Setor Regional de Alimentação Escolar de Formosa, órgão pertencente ao Ministério da Educação e Cultura, cargo exercido até ser decretada sua aposentadoria pelo Estado de Goiás.

Em 23 de maio de 1.945, casou-se em Formosa com Olympio José de Paiva e desse casamento nasceram os filhos Antônio de Paiva Neto, Clarita Abadia de Paiva, Natália C. de Paiva, Walkiria de Paiva Luquez, Cacilda de Paiva Mendonça e Olímpio de Paiva Filho.

No final de 1.971, durante a gestão do prefeito Pedrinho Chaves, concorreu, junto com mais pessoas, do concurso para escolha da Bandeira Oficial do Município de Formosa. Curiosamente, a final foi entre 2 desenhos de Walda Miranda e 1 desenho do seu irmão Clarival de Miranda.

Abaixo, temos a bandeira desenhada por Clarival de Miranda, que mesmo chegando à final, não foi classificada como oficial.

Abaixo, temos uma das bandeiras desenhada por Walda Miranda, que mesmo chegando à final, não foi classificada como oficial.


Entretanto, a bandeira vitoriosa (conheça nossa bandeira) foi realmente o outro modelo apresentado por Walda Miranda, que você pode conferir abaixo:

Uma homenagem ainda em vida foi quando, durante as comemorações do aniversário de Formosa em 1º de agosto de 1.991, foi o então prefeito Jair Gomes de Paiva convidá-la para hastear a bandeira que ela própria criou. Um dos seus netos, professor Ubirajara, ainda guarda com muito zelo a bandeira que a própria Walda costurou.

Em 31-01-2000, no segundo mandato de Jair Gomes de Paiva, Walda Miranda foi homenageada com o seu nome figurando a escola localizada no Parque Lago de Formosa GO, Escola Municipal Walda Miranda de Paiva.


  



Comentários

  1. Como é bom conhecer um pouco mais sobre a história de Formosa. Parabéns pelo belo texto!

    ResponderExcluir
  2. Que riqueza esse conteúdo, agradecimentos infinitos por compartilhar um pouco mais da nossa história.

    ResponderExcluir

Postar um comentário