Maria do Rosário Vianna Pinto nasceu em 08 de julho de 1.913, na cidade de Formosa Goiás, filha de José Vianna Lôbo e Benedita de Jesus Lôbo. Fez seus estudos primário, complementar e normal no Colégio São José, dirigido pelas irmãs Dominicanas.
Em 1.924, através de uma carta de seu pai, podemos descobrir que Maria do Rosário perdeu a visão do olho esquerdo e, de acordo com relatos da família, foi em um acidente, sem mais detalhes. Veja a carta:
A carta é direcionada ao Nenê (Sebastião Vianna Lôbo), irmão de Maria do Rosário. Na carta, lemos:
Nenê.
Abençoando-te, desejo a continuação de sua saúde.Acabo de chegar do consultório e a posição do Médico é que Maria está com o olho perdido. O Hugo é de opinião consultar-se ao Dr. Britto em São Paulo (Capital) e creio que seguiremos amanhã. Quando escreveres a sua mãe, de modo a não chocá-la; animando-a sempre. Fizemos optima viagem até aqui. Já escrevi a tua mãe expondo o ocorrido.
Brevemente escrever-te-ei.
Com sempre
Seu Pai
José Vianna
Campinas, 6 de Junho de 1924.
Em 1.929 terminou o Curso Normal no Colégio São José, começando a lecionar logo depois no mesmo colégio.
Em 1.936, convidada pelo Frei Benevenuto Cazabant, começou a lecionar na Escola Paroquial São Tomás de Aquino e, mesmo com a saída dos dominicanos e a vinda dos estigmatimos para Formosa em 1.938, Maria do Rosário continuou como professora até 1.941, data em que esses últimos saíram de Formosa.
Em 7-5-1.937, casou-se com João da Costa Pinto, sendo essa cerimônia realizada pelo meritíssimo juiz Dr. José Balduíno de Souza Décio e pelo oficial do Registro Civil Jonas Lobo. Teve como testemunhas Benedito de Tasso Dutra, Moacyr Pereira Dutra, Abrahão hamú, Maria Juvenal Dutra e Adelia Lôbo. NOTA: na ficha funcional de Maria do Rosário, a data do casamento está de 17-5-1.973, mas está errada, conforme podemos ver no Livro de Registro 7"B", fls 190, termo 207, do Cartório do Registro Civil das Pessoas Naturais do Distrito da cidade de Formosa GO.
Assinaturas no Livro de Casamento |
Em 19-2-1.941, através do Decreto nº 63, adicionado pelo Decreto nº 67, de 31-3-1.941, ela foi transferida para esta cidade, sendo nomeada para prover a cadeira da Escola Rural de "Santa Rosa". Prestou compromisso aos 31 dias do mês de março de 1.941. Foi exonerada em consequência da suspensão da escola de Santa Rosa, na sede (Decreto nº 90, de 30-1-1.942).
Em 1.947, foi nomeada professora do Grupo Escolar Americano do Brasil e, em 1.951, assumiu a diretoria desta escola.
Foi professora no grupo Dr. Genserico Jayme e Antensina Santana na cidade de Anápolis-GO de 1.965 até 1.967.
Em 1.971 retornou à cidade de Formosa, ficando a disposição da Prefeitura Municipal para trabalhar na Biblioteca Pública de Formosa.
Em 1.973 trabalhou na Campanha Nacional da Alimentação Escolar.
Em 1.974 retornou ao Grupo Escolar Americano do Brasil, assumindo a secretaria desta instituição até 1.977, ano em que aposentou-se.
Ao longo da vida, teve 3 filhos (de acordo com o documento acima), sendo Maria, Ivaneide e Imelda. Já de acordo com a família, essa informação está equivocada, por não terem conhecimento dessa Maria. Na verdade são 7 filhos: Ivete, Ismênia e Imelda que faleceram ainda crianças e Ivaneide, Sônia, Augusto e João Geraldo.
Faleceu em 30-6-2007, já com idade avançada e a família criada.
Comentários
Postar um comentário