Surgimento do Arraial de Couros - Formosa GO



Agora o surgimento do primeiro povoamento de nossa região deu-se em conta da Estrada Geral do Sertão, exatamente visto que a estrada que vinha dos currais do Pernambuco e Bahia se cruzava aqui na nossa região com a estrada dos currais de São Francisco e, nossas terras com abundância de capins (principalmente o brachiara nativo) serviu de celeiro perfeito para a criação de gado, tanto de escravos que fugiam de seus senhores com o rebanho, quanto de outros que para cá vieram estabelecer suas fazendas de gado visto o excesso de água e alimento para o gado. Está comprovado por documentos oficiais em Portugal que os primeiros moradores brancos de Formosa estabeleceram fazendas de criação de gado, por meio de sesmarias, a partir de 1739. Olhe no mapa abaixo, do livro Estrada Geral do Sertão e perceberás a direção (pela Bahia) que seguia a referida estrada, para quando chegasse ao Goiás, passar pela nossa região.

Um marco histórico foi a instalação da Estação Fiscal Registro da Lagoa Feia, em fevereiro de 1736, por ordem do rei de Portugal temendo a evasão do ouro e o não pagamento dos tributos. A instalação desse Registro se deu exatamente no cruzamento da Estrada dos Currais da Bahia com a Estrada dos Currais de São Francisco. Depois da fundação do Registro da Lagoa Feia foi aberta oficialmente a Estrada Geral do Sertão, que ligava, em Goiás, a região de Pirenópolis/Corumbá, até a Bahia, passando por Brazlândia, Sobradinho, Planaltina (Mestre D’armas), Formosa (Couros), etc. Esse trecho mais tarde passa a ser conhecido por Estrada Colonial Planalto Central, responsável por impulsionar a história, a economia, a cultura, o turismo, a gastronomia, a hotelaria e todas outras frentes de toda a região.

Assim, no final do Sec. XVII, negros já povoavam a região, tanto próximo à Lagoa Feia, aonde chegaram a estabelecer o Arraial dos Couros em 1749.

Comentários