1904-1951 - Anna Ribeiro de Freitas


Anna Ribeiro de Freitas nascida em São José do Tocantins, hoje Niquelândia, aos 27 de dezembro de 1904, filha de Manoel Ribeiro de Freitas e de Benedita de Almeida Campos, sendo ela a primeira filha do casal.


Perdeu sua mãe quando tinha 11 anos de idade e, como filha mais velha, ajudou a criar seus sete irmãos menores, vindo então a casar-se com seu primo Leonel Augusto de Almeida Campos. Desse casamento nasceram 08 filhos. Dona Anna mulher guerreira, formou todos os seus filhos.

Essa senhora sonhava em trazer para Formosa os serviços dos Correios e Telégrafos, pois os primeiros filhos formosenses começavam a sair de casa para procurar as capitais, a fim de instruírem melhor e tornaram - se pessoas ilustres, dignos representantes de nossa cidade.

Essa mulher inteligente, corajosa, dinâmica, pensava “como podemos mandar nossos filhos estudarem nas capitais se não temos meio de comunicação”. Assim o sonho tornou-se realidade, foi nomeada como Agente Postal dos Correios e Telégrafos, sendo a primeira a trazer os meios de comunicação para Formosa, sendo ela, portanto, também responsável em trazer à Formosa o Correio Aéreo Nacional, onde as correspondências eram transportadas desta cidade para o campo de aviação ao seu destino.

Dona Anna veio a falecer em 26 de dezembro de 1951, pelas suas lutas incansáveis em ajudar a igreja e ao próximo, desde o seu falecimento ela encontrou o seu lugar de honra e o seu pedestal.

No ano de 2.012 o nome dessa grande personalidade passou a estampar o Centro Municipal de Educação Infantil Anna Ribeiro de Freitas, no Parque Lago de Formosa.


Comentários

Postar um comentário