1931-2002 - Orlandina de Castro Miranda (Dina)


Orlandina de Castro Miranda, nasceu em Formosa Goiás no dia 09-02-1.931, filha de Anna de Jesus Mello e de Antônio Jonas de Castro, famílias íntegras e respeitadas, de grande prestígio e influência política na história de Formosa.

Estudou no Colégio São José, com as Irmãs Dominicanas, até terminar o Curso Normal.

Em 1.953, casou-se com Claro de Miranda (Lalito), filho de Waldemiro de Miranda e Clarinda Souza Lobo, famílias tradicionais da cidade de Formosa e deixaram 03 filhos: Kátia, Waldemiro e Frederico.

Kátya, que casou-se com Paulo Henrique Clemente, teve 04 filhos: Magnum, Pâmella, Priscilla e Gabriel;

Waldemiro casou-se primeiramente com Dione T. Mendes, tendo 03 filhos: Maikon, Juliano e Lucas. No segundo relacionamento, casou-se com Alessandra C. Mendes, tendo mais 02 filhos: Fernanda e Rodrigo.

Frederico teve 04 uniões: a primeira com Vânia Maria Barreto, sem ter filhos; na segunda, com Eldenice Francisco Rocha, tiveram uma filha: Bianca; na terceira, com Nadir dos Santos, tiveram dois filhos: Frederico Filho e Claro neto; na quarta união, com Lucíola Teodoro, tiveram uma filha: Carolina.

Além desses, Dina e Lalito tiveram outros filhos e netos adotados pelo coração, os quais, muito amados, fortaleceram e completaram a felicidade desta família: Bila, Elvira, Joãozinho (Bronquinha), Valdina, Maria, Joaninha, Antônia, Neide, Divininha, Regina, além de outros. Todos deixaram as suas marcas, características e saudades muito especiais em todos desta família.

Após o casamento, continuou seus estudos, cursando a faculdade de Administração, Pedagogia e Supervisão Escolar, no CEUB, em Brasília.

Trabalhou em Formosa como professora primária no Grupo Escolar Almerinda Arantes (hoje Joaquim Antônio Magalhães) e no Colégio Estadual Hugo Lobo, como professora de Desenho Geométrico e Matemática para alunos de 5ª a 8ª série e diretora, deste mesmo Colégio.

Em Planaltina DF, aprovada em Concurso Público pela Fundação Educacional do Distrito Federal, Dina trabalhou inicialmente como Secretária e, logo depois, como diretora da Escola Classe 03 e Escola Classe Paraná; foi a primeira diretora da Escola Classe 06 e, por mais ou menos dois anos, trabalhou na Biblioteca Setorial, até se aposentar.

Em 2.001, infelizmente um câncer veio para abalar a felicidade de todos e, por um ano e oito meses, Orlandina lutou muito, porém não conseguiu vencer a doença. Faleceu no dia 05 de abril de 2.002.

Atualmente, o nome da Orlandina é homenageado em uma escola no bairro Nova Formosa, em Formosa GO.

Algumas fotos de Dona Dina...









Comentários