No dia 30 de dezembro do ano de 1968, no povoado do JK, Município de Formosa, Goiás nasceu a pequena menina Maria Aparecida Vaz da Costa (Koca), filha da Senhora Adélia Teodoro de Moura e do senhor Nilson Vaz da Costa.
Maria Aparecida Vaz da Costa nasceu de uma gestação de gêmeas. Nasceu muito pequena e abaixo do peso.
Desde que nasceu, teve que lutar para viver. No ano de 1974, seus pais mudaram para Formosa em busca de melhores oportunidades como mecânico diesel, já que essa era a profissão do senhor Nilson, onde Maria Aparecida viveu sua infância e construiu sua história.
Sempre estudiosa e dedicada, Maria Aparecida Vaz da Costa (Koca), concluiu o 1º grau e já começou a lecionar bem jovem. Iniciado sua carreira de Assistente de Ensino no ano de 1991, na Escola Municipal Isolada Fazenda Crixazinho.
No ano de 1994, pediu remoção para a Escola Municipal Isolada Fazenda Itiquira, para concluir seus estudos.
Concluiu o Curso Técnico em Magistério para o 1º grau em 11 de dezembro de 1997.
No ano de 1998, com a conclusão do magistério, foi transferida para Escola Municipal Gabriela Amado.
No ano de 2001, com a conclusão do curso de graduação em história na UEG, assumiu como professora na Escola Municipal Domingos de Jesus Monteiro Guimarães.
No dia 21 de Julho de 2003, concluiu o curso de especialização em Educação Especial para Escola de Educação Inclusiva.
Por identificar mais com alunos da Educação Infantil, no ano de 2006 assumiu a coordenação do Centro Municipal de Educação Infantil Madre Rosa Foglia.
No ano de 2007, foi nomeada como diretora, onde era chamada pelas crianças por tia Koca, a rainha da creche.
Sendo uma excelente alfabetizadora, no ano de 2009, deixou a direção para assumir turmas do maternal de 2 anos.
No dia 06 de dezembro do ano de 2013 concluiu o curso de Pedagogia.
Maria Aparecida (Tia Koca) foi uma professora muito dedicada às funções e cargos que exerceu e nas áreas que atuou pela Secretaria de Educação.
Sempre procurou cursos de formação continuada na área de educação. Usava sempre essa frase:“Nossas crianças precisam de muito amor... Elas são anjos em minha vida”.
No ano de 2015 foi diagnosticada com câncer já em estágio bem avançado. Como sempre foi uma pessoa determinada e que não desistia fácil, lutou contra o câncer até os últimos segundos de vida e mesmo em seus piores momentos, com muitas dores, pedia a Deus pela cura, pois queria muito continuar fazendo o que mais gostava de fazer, que era lecionar.
No dia 04 de outubro do ano de 2016, a professora Maria Aparecida (Koca), não resistiu e veio a falecer vítima de insuficiência renal, conseqüência do câncer.
Tia Koca, como era popularmente conhecida, foi uma filha exemplar, irmã, companheira, amiga e uma profissional reconhecida por sua atuação na vida pessoal e profissional na Secretaria Municipal de Educação de Formosa.
Comentários
Postar um comentário